segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

O Verão da natureza e o Verão da alma



Hoje inicia-se o verão, tempo de sol constante, de calor, de férias, de alegria! É tempo de coloridos, de luzes, de brilho. Usamos roupas frescas (lembrando que um católico sabe escolher a roupa a usar), com cores fortes e alegres, tomamos picolés, vamos à praia, à piscina, enfim, fazemos coisas únicas nessa estação.
Nas estações da nossa alma, o verão deve ser um tempo para se contemplar o brilho do grande Sol, do Cristo que é luz e calor no coração daqueles que deixam Ele fazer morada. É tempo de contemplar as flores que nasceram na primavera e aproveitarmos de suas cores e aromas, dos frutos que dali surgiram. Hora de colorir nossa vida com as cores da Eucaristia, com as cores do Evangelho. De despirmos das vestes pesadas do pecado e de revestirmo-nos da veste leve e pura da santidade, e deixar que o brilho de uma vida em Deus contagie os que estão ao nosso redor. Tempo de nos refrigerarmos com os exemplos dos santos e das sadias amizades.
Eis o momento de deixarmos nosso coração queimar pelo calor que emana do Sagrado Coração, deixar que Ele vá nos forjando com amor e alegria. Porém, temos de tomar cuidado com algumas particularidades do verão.
É comum vermos nessa época pessoas que “tiram férias” do Senhor, que deixam o calor do mundo tomar conta e afugentar o calor de Deus de dentro de si. É aí que reside o perigo! Acabamos nos perdendo por entre os coloridos que o mundo oferece, nas falsas luzes, num calor que não é verdadeiro, que não é eterno e esquecemos do verdadeiro Sol.  Não raro vemos pessoas se queimando no calor das paixões e das tentações, pessoas que, ao procurar aquecer seu coração, acabam caindo na armadilha de escolher o sol errado. Nessa época o calor das tentações é maior e, consequentemente, nosso cuidado deve ser maior ainda.
Também é comum que, ao vivenciar esse fogo abrasador, que é o Senhor, queiramos permanecer nesse calor e acabamos esquecendo de perseverar, de dar passos concretos. Achamos que podemos “construir tendas”, viver uma vida de “sentir” e esquecemos que temos de caminhar. É tempo de ver as flores que surgiram na primavera e agir a partir disso, lembrando de regar, adubar e deixar que o verdadeiro Sol continue iluminando.
O verão é uma estação que nos permite viver muitas coisas boas, desde que dosadas segundo o coração de Deus! É uma estação que requer cuidados, atenção especial, coração firmado do Senhor, nosso Sol perfeito. Se mantivermos os olhos fixos em Cristo, dificilmente o calor do mundo nos desviará do Caminho e saberemos nos lançar no oceano da misericórdia e da total entrega!
Um santo verão a todos!
Carinho e orações
Michele Cristina Pacheco
Escrava inútil de Jesus por Maria
22 de dezembro de 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário