quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Meu propósito para a Quaresma


                De acordo com a tradição da Igreja, todos os anos somos convidados a escolher uma penitência para praticarmos na Quaresma, além daquelas que a Igreja nos pede. Essa penitência pode ser desde acordar mais cedo para rezar, a deixar de comer algo que gosta, ou comer algo que não gosta, até renunciar alguma atitude que fazemos e que prejudica nossa caminhada, como a fofoca, a reclamação, etc. Para muitos pode parecer bobagem ou algo para nos castigar, porém, se vivemos bem esse tempo de penitência, crescemos na fé e aprendemos a domar as nossas paixões.
                Bem, confesso que todo ano sigo a mesma penitência: sem Coca-cola durante esse período. Porém o costume vai tornando cada vez mais fácil de seguir, já não sendo uma penitência tão grande. E já estou há alguns dias pensando em que fazer para que fisicamente possa praticar essa renuncia e moderação, de modo que me aproxime mais de Deus.  Cheguei a decisão de ganhar 30 minutos do meu dia, rezando, além do habitual. Ganhar 30 minutos do meu dia me aproximando mais Daquele que é o sentido da Quaresma.
                Me impressiona ver quanto nos afastamos da vida de oração no nosso dia a dia, o quanto deixamos de lado pequenos momentos junto a Deus para fazer qualquer outra coisa, às vezes, até, fazermos nada. Por isso, não importando a penitência que escolherei, meu propósito para essa Quaresma é dar mais atenção aos momentos em que posso estar perto de Deus, pequenos momentos de oração, uma frase, uma olhada no sacrário ou apenas olhar para o outro como se ele fosse Cristo.
                Além da sua penitência, o que mais podes fazer para fortalecer os laços que Cristo criou em seu coração? O que pode te ajudar a se aproximar desse Amor e com isso amar aos irmãos? Convido você a fazer um propósito com o Senhor, além da penitência! Descobrir que quanto mais amamos e vivemos para Deus, mais alegria e paz encontramos em nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário