quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Não só de pão vive o homem - Mês da Bíblia

Olá amados irmãos!!!

O mês de setembro é de dicado a Palavra de Deus... é dada uma atenção especial a Carta de Amor que Deus "escreveu" para nós! Trouxe, hoje um texto do Pe. Bruno que nos dá uma idéia do porque da escolha desse mês e o que devemos fazer durante esse periodo! Boa leitura!

_____

"Não só de pão vive o homem, mas de toda Palavra que procede da boca de Deus" (Mateus 4,4).


Setembro é o mês que a Igreja dedica à Palavra de Deus, mas isso não quer dizer que ela não dedique os outros onze meses. É que, em setembro, a Igreja faz um grande mutirão para lembrar aos católicos a importância da Palavra de Deus, cujos ensinamentos estão expressos na Bíblia


A Igreja Católica escolheu este mês porque nele se comemora o "dies natalis", a festa de São Jerônimo, "doutor máximo" no ensino das Santas Letras. Na verdade, no século IV, quando a Igreja saia das catacumbas e se multiplicavam os fiéis, a pregação do Evangelho também precisava se multiplicar. São Jerônimo, então, tomou para si a obra imensa de traduzir dos originais escritos nas línguas hebraica, aramaica e grega, para o latim (linguagem popular de então), os Livros que contavam a misericórdia de Deus com a humanidade. A partir daí, para o povo inculto, vindo da barbárie que invadira o Império Romano, a mesma Revelação se traduzia nas esculturas e pinturas das catedrais, que ilustravam para o povo a Palavra e a História da Salvação pregadas nos púlpitos e nas praças. Não havia ainda a imprensa nem mesmo o papel.


Não era fácil a multiplicação dos escritos. Mas, na liturgia e na missão "perseverava a Igreja na doutrina dos Apóstolos, na fração do pão e nas orações"(Cf. At 2,42), como no princípio, no tempo apostólico.


A Bíblia é o Livro dos livros, é a obra mais conhecida em todo o planeta. Ela também conta com o maior número de traduções dentre todas as obras existentes e está presente no maior número de nações. No entanto, nem sempre nos relacionamos com ela do jeito mais ideal.


Estamos no início do mês de setembro, o conhecido e celebrado Mês da Bíblia. É mais uma oportunidade para examinarmos nossa vida e vermos qual é o valor que estamos dando a este livro tão especial e tão importante para todos os que seguem a Jesus, como Caminho, Verdade e Vida.


A Bíblia é um verdadeiro testamento. E o que é um testamento? É uma carta na qual se colocam as coisas mais íntimas, mais sinceras e mais profundas. É onde se fala com o coração e são relatados os "últimos" desejos de alguém. É onde o pai "divide" os bens entre os filhos e amigos. É o meio pelo qual nós fazemos pedidos e recomendações.


Que neste mês de SETEMBRO tenhamos uma amor maior pela PALAVRA de DEUS e todos os seus ensinamentos.


Deus abençoe,


Abraços do irmão e amigo,

Pe. Bruno Costa
http://blog.cancaonova.com/padrebruno/


Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=11144
____

Que Deus nos permita aproveitar ao máximo esse mês, e que Ele nos desperte o desejo de nos aprofundarmos em Sua Palavra!!!

Fiquem com Deus

7 comentários:

  1. Verdade!
    Quantas vezes tive minhas respostas na bíblia.
    Passei para desejar paz e saúde, sempre.
    mari.

    ResponderExcluir
  2. A Bíblia deveria ser o livro de cabeceira de todos os cristãos... muitas vezes somos relapsos em sua leitura. Que nesse setembro peçamos a Deus que nos ajude a querer cada vez mais Sua vontade em nossas vidas, por meio da leitura das Sagradas Escrituras!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  3. Paz!
    Leiamos a Bíblia com freqüência! Nós católicos precisar criar este hábito!
    E sempre que formos ler a Palavra de Deus, peçamos iluminação ao Espírito Santo, pois sem Ele não poderemos entender o que o Senhor quer falar por meio das Sagradas Escrituras.

    Muito bom este post!

    Parabéns pelo seu blog, minha irmã!

    Deus lhe abençoe muito!

    Grnade abraço!

    Vitor
    MOVIMENTO SALVAI ALMAS

    http://apelosdoceu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Novamente passando para desejar toda a paz, fiz uma novena no blog, se quiser participar, seria muito bom!
    Beijos michi!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida! Que a Palavra ilumine a todos nós, ao mundo inteiro!Que todos encontrem a Doçura de Deus Amor na Palavra que é Deus! Saudades! Bjos carinhosos!

    ResponderExcluir
  6. Passei só pra deixar um beijo carinhoso em Jesus e Maria! Saudades!

    ResponderExcluir
  7. Deixo um bjo e minhas orações...Abandonarmo-nos em mãos estrangeiras, mesmo que divinas, é sempre um deslocamento de nós mesmos dentro de nós mesmos, mas os vazios que sobram desse deslocamento são sempre preenchidos por ares novos, ares de céu e plenitude, ares de um amor novo com olhos divinos em nós...Mil saudades e mil bjos...

    ResponderExcluir