quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Quem são os Santos?



Já no início do nosso mês comemoramos o dia de Todos os Santos, data em que lembramos os santos conhecidos ou não.
O chamado a santidade é para cada um de nós, sem distinção: “A exemplo da santidade daquele que vos chamou, sede também vós santos, em todas as vossas ações, pois está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1Pe 1,15-16). Fomos criados Imagem e Semelhança de Deus, porém, durante nossa vida, nos afastamos dessa semelhança com nossos pecados e erros. A cada dia o Senhor nos convida a voltarmos a Ele, nos arrependendo dos pecados cometidos e lutando para ter uma vida fiel a Deus.
Essa conversão, essa luta para ser perfeito como o Pai é Perfeito é o que constrói os santos. Eles não foram pessoas que nasceram sem pecado algum e que nunca erraram na vida. Com exceção de Jesus e da Virgem Maria, todos os santos tiveram seus momentos de fraqueza e tiveram que lutar bravamente para chegar ao Céu. São João Paulo II dizia: “Santo não é aquele que não cai, mas aquele que mesmo caindo não desiste de levantar”. Ou seja, a santidade está à disposição de todos, basta que lutemos contra o pecado e caminhemos firmemente para sermos mais parecidos com a Imagem e Semelhança que Deus nos criou.
Na história da Igreja encontramos todos os “tipos” de santos. Tem aqueles que desde pequenos já transpareciam santidade, como Padre Pio, Santa Teresinha; outros tiveram uma enorme conversão, como Santo Agostinho, São Francisco; tivemos santos casados como Santa Gianna e os pais de Santa Teresinha, Luiz e Zélia; ainda temos os santos mártires, aqueles que por não negar a sua fé em Jesus Cristo perderam a vida terrena e ganharam a Vida Eterna. Enfim, se procurarmos, com certeza encontraremos um santo que teve uma história parecida com a nossa, que nos identificaremos.
E não esqueçamos também que há muitos santos que não conhecemos o nome. Muitas pessoas viveram uma vida cristã completa, porém seus nomes ficaram desconhecidos. Isso não diminui em nada a santidade ou a importância dessas pessoas, que muitas vezes foram próximas a nós. Quantos não possuem um parente, um amigo que já está ao lado de Deus intercedendo por nós?!
Roguemos a intercessão dessas santas pessoas, para que um dia cheguemos a santidade sonhada por Deus para nós!

Fiquem com Deus!
Michele Cristina Pacheco
* Texto escrito para o jornal A Voz de Maria

Um comentário:

  1. Olá!
    Gostei muito do seu texto! A santidade é para todos, glória a Deus!

    ResponderExcluir