quarta-feira, 5 de março de 2008

Depressão, quem nunca a viveu?

Não adianta falar que a pessoa é fraca, temos de ajudá-la




Depressão significa “buraco”. Não há quem não tenha vivido a depressão, mas não podemos parar nela, senão ela vira enfermidade.


Quem nunca ficou triste? A pessoa cai no “buraco”, mas com Deus nós saímos dele e o importante é não ficar nele.


Depressão tem cura, e a cura tem 3 caminhos:


- Procure um médico psiquiatra; ele pode lhe dar remédio;
- É preciso da ajuda de um psicólogo para saber como se comportar diante das situações difíceis;
- O tratamento tem de ser físico e espiritual.


A medicina cuida do corpo e Deus cuida da alma.


A depressão é uma doença mais da alma que do corpo. E o cuidado para a alma se dará com a ajuda psicológica e espiritual. Não tenha medo de procurar os três tratamentos. Vá ao grupo de oração e peça oração, busque alguém que tenha experiência e maturidade para rezar por você; mas vá também ao médico.


A depressão é muito difícil de ser diagnosticada. Eu coloquei no meu livro sobre esse assunto uma relação de coisas que uma pessoa deprimida pode apresentar: doença crônica, problema afetivo, falta de sentido para a vida, excesso de trabalho. Essas são algumas causas. Mas o que a pessoa sente? Muitos podem ser os sintomas da depressão como: cansaço, pensamento de culpa, tristeza, auto-estima baixa, falta de apetite, falta de vontade de rezar, fadiga, memória fraca, insônia, dificuldade para decidir, pensamento de morte, quedas de cabelos, entre outros.


O importante é saber que a depressão tem cura. Não adianta falar que a pessoa é fraca. Não importa por que ela está em depressão, você tem de tirá-la do buraco. Tem de ajuntar pai, mãe, irmãos, namorado. Rezar abraçado com a pessoa uma Ave-Maria, chamá-la para tomar um sol, sair, tomar um sorvete... Tem de tirar a pessoa do buraco com carinho e devagar. É um ato de amor e caridade, e a família é importantíssima nisso.


O deprimido tem de agir contra este mal, ou seja, reagir, ele não pode se entregar à tristeza. Temos de cultivar a alegria. Não podemos ficar no buraco.


Como se sair da depressão? Você tem de ver o valor que você tem. Só assim não ficará no buraco. Só fica nele [buraco] quem não dá valor a si mesmo. Você acredita que você é obra de Deus? Então, por que você deixa a obra d'Ele no buraco? Quem fica nesse lugar é lixo. E você é uma obra de Deus!


Perceba o valor que você tem. Você é um ser, alguém muito importante para Deus. Pare de falar que você não tem valor, que você não presta. Você tem valor: isso é a primeira coisa que um deprimido tem de entender. Você é filho do Dono do mundo!


Nenhum de nós tem a mesma impressão digital, pois Deus não quis nos fazer em série, mas individualmente.


Você quer a prova de que Deus o ama? Jesus disse que Ele pode ter 99 ovelhas, mas se tem uma perdida Ele deixa as 99 para buscá-la. Se você é a ovelha deprimida, perdida, Ele larga as outras e vai buscar você.


Entenda o valor que você tem. Você é um filho amado de Deus, e não tem direito de "queimar" sua vida. Você tem o que os animais não têm: capacidade de amar.


Não podemos baixar a cabeça para a depressão. Olhe para o Senhor e diga: Deus é maior que esse problema. E temos de buscar o socorro da graça de Deus. Não é fácil, mas precisamos buscar o socorro na Palavra do Senhor.


Se você perdeu um namorado e está com depressão – não olhe para o “barulho do mar”, olhe para Cristo. Quando a gente está no meio do fogo, ficamos limitados humanamente e achamos que nosso problema não tem solução. Meu amigo, para Deus não existe "beco sem saída". Não adianta você ler a Palavra e não a colocar em prática. Não adianta você ler "o Senhor é meu Pastor e nada me faltará" e depois fechar a Bíblia e se afundar nas preocupações. A Palavra de Deus é para ser vivida.


A graça não dispensa a natureza. Deus está pronto para mover o céu para que seu milagre possa acontecer, mas Ele não move uma palha para fazer aquilo que você pode realizar.


Felipe Aquino



Um comentário:

  1. Bel�ssimo post Mi.... admiro mto a sabedoria do prof� Felipe....Paz e Fogo!!!

    ResponderExcluir