segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Descobrir meu lugar na Igreja - Dom Alberto Taveira Corrêa

Olá irmãos e irmãs em Cristo!!!
Primeiro post do ano! Merece ser sobre um assunto mais do que especial!
O texto de hoje é uma reflexão das leituras do 2º Domingo do Tempo Comum (18/01/09), fala sobre a vocação que todos recebemos... o chamado que Deus faz a cada um de nós pelo batismo, e o caminho que o Senhor sonha para nós!

Boa leitura!


Queridos irmãos e irmãs, poderia o barro reclamar com o oleiro? Achar ruim pelas formas com que foi feito aquele jarro bonito ou quem sabe uma vasilha para conservar água fresca? Quem é capaz de moldar objetos de barro, de cerâmica, põe a sua alma na arte que faz, põe tudo que é capaz e expressa uma visão das coisas que tem.

Nós somos obras deste artista que é Deus, e Deus é o melhor artista. E toda a obra que realizou o Senhor nosso Deus é bem feita. Nenhum de nós foi mal feito. Ou como ouvi uma um dia dizendo: “Nenhum foi feito no rascunho”. Deus nos fez como obras primas.

Se você quebra aquele vaso, São Paulo diz que, ainda que seja um vaso de barro, ele carrega um tesouro impressionante. Você já tentou emendar um jarro bonito? O remendo fica muito feio. Por isso que as pessoas se tornam infelizes, porque não descobriram a grande maravilha que está em você buscar a obra do artista que foi o autor da sua vida.

Hoje, o apostolo São Paulo nos recorda: o nosso corpo foi feito para o Senhor, e o Senhor para o corpo. E observa: 'será que vocês não perceberam que vocês são templos onde o Espírito Santo habita? O Espírito Santo de Deus habita em cada um de nós e você será feliz na medida em que percorrer toda a sua existência entendendo a beleza da obra de arte que Deus fez.
Esta obra de arte tem seu nome, tem essa marca, tem a assinatura de Deus feita no seu batismo. Eu via nesses dias um artigo em uma revista sobre obra de arte especialmente em cerâmica de algumas regiões do Brasil, e havia uma observação a respeito de um artista, que dizia que cada uma das obras que realiza é totalmente original. Deus é assim conosco, quando você descobre o plano deste artista, você é feliz.

Em um tempo em que a Palavra de Deus andava rara, não é que Deus não falasse, mas os ouvidos é que estavam sendo fechados. Mas um jovem, Samuel, precisou aprender a discernir: Três vezes escuta um chamado, até que o sacerdote lhe diz: da próxima vez você responderá: “fala Senhor que o teu servo escuta!”. Isso tem o nome de vocação.

Samuel, que depois observa as escrituras, não deixava cair no chão nenhuma das palavras do Senhor. Sua vocação, sua vida começou a ser pautada, não por simplesmente perguntar 'o que eu quero', 'o que eu gosto', mas 'o que o Senhor quer de mim?', 'o que o Senhor pensa para mim?'.

Já pensaram que revolução se todos nós que estamos aqui, a partir de agora, com a força da palavra que escutamos hoje, estivéssemos dispostos a dizer: 'eu não vou mais usar o meu corpo apenas segundo os meus impulsos, mas vou buscar a palavra do Senhor para que esse corpo que é templo do Espírito Santo seja santo'.

Duas idéias que quero deixar no coração de todos: Nós fomos criados como obra prima de Deus, ninguém é rascunho, ninguém é obra mal feita. Segundo: para eu ser feliz é necessário aprender este discernimento e não deixar cair nenhuma palavra do Senhor, antes, responder a esta palavra, ter a coragem de dizer o 'sim'. Gosto de recordar João Paulo II dizendo: “Não existe cristão sem vocação”. E ele explicava: 'a vocação é um olhar de amor de Deus sobre cada pessoa. '

Eu tenho procurado plantar isso em vários lugares. Em paróquias, nós precisamos não só fazer uma pastoral das vocações para a vida religiosa, sacerdotal ou missionária, mas também uma pastoral vocacional para o matrimonio, até porque hoje, cresce o numero de pessoas que não querem nem se casar, nem ser padre, nem se consagrar de forma nenhuma. Querem apenas desfrutar a própria vida. São homens, e mulheres, jovens e adultos destinados a infelicidade.

Vocação é quando você descobre o 'como' você vai entregar a sua vida. Que bom se você pudesse descobrir que existe um chamado de Deus para você, não só se casar, mas para viver e receber o sacramento do matrimônio.

Qual é o seu lugar na Igreja? Como fazer para descobrir? Dirijo-me especialmente aos adolescentes e jovens: Hoje, dois discípulos de João Batista escutaram João que aponta para Jesus e diz assim: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!” Ali está o Cordeiro de Deus. E eles vão atrás de Jesus. Aqui está o ponto de partida, para você descobrir o seu lugar na Igreja, para você realizar os seus dons.

O primeiro passo para alguém fazer essa experiência de discípulo, é o encontro com Jesus Cristo.
Hoje eu faço um apelo muito especial, a jovens, rapazes e moças, que sentem essa inquietação no seu coração. Ninguém se exclua desta provocação, descubra o seu jeito de responder a nosso Senhor, porque você não pode ficar fora disso. Não mandei você ser batizado. Por isso, se feito cristão, templo do Espírito Santo, sua vida tem agora esta marca, de responder ao convite d’Ele.

Transcrição e adaptação: Célia Grego
--------------------------------------------------------------

Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo de Palmas/TO e Diretor Espiritual da RCC no Brasil.


Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2258&pre=5900&tit=Descobrir%20meu%20lugar%20na%20Igreja

6 comentários:

  1. A paz de Jesus..estou repassando um recadinho do Paulinho do blog Tribo Catolica... Roubaram a senha dele de blog, caso receba algum recadinho dele cuidado pode ser vírus...(resolvi entrar nos blogs que sempre comentam no blog dele para deixar este recadinho...msg que ele enviou:
    Paulinho(tribo Catolica) disse...

    "renata faz um favor pra mim, sou Paulinho do Tribo Catolica, fui alvo de hacker, num sei como foi so uso o pc de casa, mas roubaram a senha do meu blog, divulga aew na galera q na comentem mais la no blog, se aparecer algo de estranho la não foi eu q postei.
    em breve etarei fazendo outro blo e adiciono vcs"

    a paz de Jesus

    ResponderExcluir
  2. muito bom esse texto.
    Deus abençõe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. É tão bom quando descobrimos o que realmente Deus quer de nós. Assim servimos melhor.

    ResponderExcluir
  4. guria do cééu, muito fofo teu blog, amei :D hehe.

    a paz de jesus a vcs, bjO :*

    ResponderExcluir
  5. Michi, td bem sou Paulinho do Tribo Catolica, o o tribo foi roubada a senha, entao to suvbstituindo por Atitude777(http://atitude777.blogspot.com/) vc poderia trocar nos seu favoritos se possivel. obg antecipado. adoro seu blog e seu posts, fica com deus Minch td de bom o vc!
    abraco

    Paulinho- atitude777

    ResponderExcluir