quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

O Príncipe e a Rosa







“Foi o tempo que perdeste com tua rosa que fez tua rosa tão importante.” (O Pequeno Príncipe)

Nesse livro vemos a história de um Pequeno Príncipe, que morava em seu mundo juntamente com os baobás e uma rosa que lhe era muito cara. Para o Príncipe, a rosa era única no mundo, mas mesmo assim, sentia-se ferido pela vaidade e pelas grosserias da pequena rosa que, por não saber se defender, agia de modo tão triste com o menino. Cansado dessa vida, querendo descobrir o mundo e a si mesmo, deixou a pobre rosa e foi em busca de algo que nem ele mesmo sabia que encontraria.

Assim é nossa vida, nossa forma de amar as pessoas. Ora somos Princípe, ora somos Rosa. Nos machucamos com amores que não sabem nos amar e machucamos os outros por não sabermos amar. Os espinhos da vaidade, do orgulho, do ciúme, da insegurança, do medo, da imaturidade, ferem mais que os espinhos de verdade. E assim caminhamos, ferindo e sendo feridos! E por isso vemos um mundo tão desacreditado do verdadeiro amor!

Essa forma de amar, na verdade, é uma caricatura muito feia do amor verdadeiro, do amor que Deus desejou que tivéssemos desde o “Princípio”. Por nossas limitações e quedas fomos perdendo essa capacidade de amar livremente e acabamos fazendo do outro um “objeto de uso”, um depósito das nossas carências e expectativas. É gritante a quantidade de pessoas que sentem e dizem que “o amor não existe”, que deixaram de amar e de acreditar no amor por conta das feridas dos “falsos amores”. Pessoas que preferem se fechar em seu mundo, que “arrancam a rosa do seu jardim” e preferem a companhia “dos baobás”, ou seja, do pecado, das fugas, dos vícios, dos prazeres desordenados. Não digo que essas pessoas possuem culpa de fazer certas escolhas. A maioria nunca foi amada da forma correta e por isso não sabem o valor que tem.

Por esse motivo é necessário que aprendamos a amar verdadeiramente! Amor que vem do coração de Deus e que nos torna livres! O primeiro passo, acredito eu, seja reconhecer que existe um Deus que me ama acima de tudo, amor ciumento, amor que me deixa livre justamente por ser verdadeiro. Após esse primeiro passo, faz-se necessário um conhecimento sincero de si mesmo, das marcas deixadas pelos “espinhos” e das carências que carregamos, e uma escolha firme e decidida de amadurecer e aprender o que e como amar verdadeiramente. Só assim podemos caminhar rumo a um amor livre, total, fiel e fecundo, amor segundo os planos de Deus.

Nesse processo de redescobrir o amor é necessário, muitas vezes, que lutemos bravamente com nossos desejos, carências e medos. Isso porque não é fácil curar o coração de tantas e tantas marcas. Nossa pequenez vai gritar e espernear como criança pequena e mimada. Seremos provados como ouro, mas, assim como ouro, o amor que vai surgir será resistente, valioso e será reflexo do amor de Deus. 

O Príncipe teve que sair do seu planeta para aprender a amar a rosa. Do mesmo modo temos que sair de nós mesmos, nos lançando na vontade de Deus para aprendermos o que é o verdadeiro amor. Quando procuramos nos conhecer melhor, como filhos amados de Deus, também descobrimos que, não raras vezes, deixamos nosso egoismo, nosso medo, nossa carência falar mais alto e nos envolvemos em relações que nos destroem, que não vem de Deus. E no processo de reaprender a amar, nesse caminho de cura, vamos deixando Deus podar, lapidar, sarar e reformar nosso interior. Isso leva tempo, dedicação e um esforço que muitas vezes pode parecer em vão, mas que lá na frente veremos o resultado. Todo esforço fará com que percebamos que temos um valor incomparável pra Deus, valor esse que merece ser protegido e guardado como um tesouro. 

Quando descobrirmos e vivermos esse amor total, então se entregar livremente ao outro não trará dor e mágoas, mas será fonte de crescimento e de serviço ao Senhor. Os dois, unidos, servirão a Deus e aos irmãos, serão reflexo do amor de Deus por cada um. Para isso fomos criados por Deus, para sermos sinais vivos do Seu amor e da Sua bondade. Um casal que vive um amor e uma doação plena é terreno fértil para a ação do Senhor. É casa firme construída sobre a Rocha. 

O príncipe, após aprender a amar a rosa, volta e a história não conta o que acontece depois. Sinal claro de que, quando aprendemos a amar, Deus é que vai conduzir cada passo, logo não será mais necessário se preocupar, pois Ele cuida de cada detalhe. Assim, quando nós aprendemos a amar, aprendemos a depositar quem amamos no Altar do Senhor, entregamos o sentimento e o que surge dele e temos a certeza de que, o que quer que aconteça, será para a maior glória de Deus. Um coração que sabe amar, que sabe-se amado por Deus não se contenta com amores pequenos, mas quer sempre ser amado de verdade e amar verdadeiramente também. Quem sabe seu valor não se contenta com moedas brilhosas, mas sem valor.

Peçamos ao Senhor o dom de sabermos amar, ofertar esse amor e crescer na Sua Vontade!




Carinho e Orações

Michele Cristina Pacheco

Escrava inútil de Jesus por Maria

18 de Dezembro de 2014

2 comentários:

  1. O amor é tão simples, querida raposa. Tão simples como aquela folha que cai no outono e se deixa ser levada. Ela não esperneia, cria atritos, assume sua identidade: foi criada para cair e deixa-se ser levada. Porque discutir com a nossa natureza? Que no outono de sua vida você não se esqueça de ser como uma folha: que segue o fluxo do seu destino sem criar atritos. Afinal, se Deus pensou no destino desta pequena folha, o que não pensou para você que é sua dileta?! Não importa onde estarei em 2015, 2016, 2017, você estará para sempre em meu coração, cravada na alma. A gente se vê no Céu, raposinha.
    Com simplicidade e amor,
    Isa de Maria.
    Para sempre! Eternamente, nos corações de Jesus e da Santíssima Virgem.
    Eu te amo, Mi. Gratidão por me ensinar quão especial e única é minha alma, ou devo dizer, minha rosa? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Clarita, minha raposa... Gratidão por me levar pelos mistérios do nosso amado príncipe! Que em todas as estações estejamos juntas, no coração do nosso Senhor, do nosso Amado!
      Amo você, filha! Que a Santíssima Virgem te abençoe cada dia mais!

      Excluir