sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Eu sou Missionário?

            O mês de outubro é um mês em que muito se fala sobre as Missões, sobre ser missionário. Mas ainda há o pensamento que ser um missionário é papel de poucos, especialmente dos padres e religiosos ou então daqueles que se aventuram a países ou lugares distantes para anunciar o Reino de Deus.

         Na verdade somos todos chamados a sermos missionários na nossa família, comunidade, paróquia, trabalho, vizinhança, etc. Ser missionário é ouvir o chamado de Deus que nos pede para ser anunciado a todos os que não O conhecem ou que esquecera quem Ele é. Dizer o “sim” ao chamado missionário é dizer “sim” ao projeto que Deus fez para nossa vida, de sermos “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-16). Dar sabor a tantos que não têm mais o gosto de se sentir amado por Deus e desviam do caminho, iluminar o mundo tão cercado de escuridão e tristeza, trazendo a tona que ser de Deus é ter uma Luz própria, que vence toda treva.


        

         São Francisco de Assis dizia que devemos evangelizar com nossa vida, com nosso testemunho! E isso se faz a partir da experiência concreta do Amor de Deus, que transforma nossa vida e nos faz “avançar para águas mais profundas” (Lc 5, 1-11). Para isso é preciso que nos alimentemos do próprio Cristo e vivamos de acordo com Seus ensinamentos. A missão verdadeira inicia dentro de nós mesmos quando descobrimos Jesus como o Senhor da nossa vida e da nossa história e a partir disso nos deixamos moldar e formar por esse Senhor, para sermos a sua Imagem e Semelhança.

         Quando a missão acontece em nossa vida, automaticamente essa luz se espalha para aqueles que estão à nossa volta. Para ser missionário não é necessário sair de porta em porta, mas sim deixar que Cristo seja anunciado para aqueles que vem até nós, através da nossa vida entregue e vivida em Deus. Também não é necessário ser sábio nem ter estudado muito, mas sim ter uma vida orante.

        O chamado a missionaridade é um chamado a cada Católico, Deus chama e espera uma resposta nossa. Sejamos missionários onde o Senhor nos enviar, sabendo que Ele sabe onde seremos necessários para que a Sua Palavra chegue aos confins da Terra.



Que Deus nos abençoe!
Michele Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário