quarta-feira, 9 de abril de 2008

Novos Tratamentos com células tronco ADULTAS







Muitos bons resultados de pesquisas têm sido apresentados pelos pesquisadores com células tronco ADULTAS, obtidas de várias partes do corpo, sem a necessidade de se usar embriões humanos e matá-los.
Tratamento de Parkinson e Alzheimer A “Folha on line” (07/04/2008 - 18h23) noticiou que cientistas dos EUA tratam Parkinson com células-tronco ADULTAS “reprogramadas”. A noticia foi dada pela France Presse, em Chicago. A terapia com células-tronco adultas obtidas a partir de células da pele reduziu consideravelmente os sintomas do mal de Parkinson em ratos. Cientistas do Instituto de Pesquisa Biomédica Whitehead em Cambridge, Massachusetts, utilizaram uma técnica recente para reconstruir células-tronco a partir de células da pele e depois tratarem as cobaias que sofriam dessa doença neurológica degenerativa.
O mal de Parkinson é uma desordem que afeta ou provoca a morte dos neurônios, caracterizada pela lentidão nos movimentos voluntários, debilidade e rigidez muscular e tremor rítmico dos membros. As células-tronco adultas “reprogramadas” fazem as vezes das embrionárias, e poderiam substituir neurônios perdidos ou afetados.
Disse o Dr. Marius Wering, principal autor da pesquisa divulgada na revista científica “PNAS”, publicada pela Academia de Ciências dos EUA, que: “É a primeira demonstração de que as células reprogramadas (adultas) podem se integrar ao sistema cerebral ou ter um efeito positivo sobre uma doença neurodegenerativa”.A terapia celular é apresentada como promissora para as enfermidades neurodegenerativas como o mal de Parkinson e o de Alzheimer, já que as células-tronco (adultas) têm a capacidade de se diferenciar no corpo, substituindo as células mortas ou afetadas pela doença.
No entanto, o uso de células-tronco embrionárias gera controvérsia devido às implicações éticas. No final de 2007, cientistas americanos e japoneses anunciaram haver concebido métodos para reprogramar as células da pele, dando a elas características das células-tronco embrionárias. As experiências dos pesquisadores do Instituto Whitehead demonstraram pela primeira vez em animais que as células-tronco reprogramadas atuam como se pensava.
O Dr. James Thomson, americano pioneiro no estudo das células tronco embrionárias, abandonou este estudo e passou a estudar as células tronco adultas, porque a embrionárias provocam rejeição no paciente e geram câncer. As equipes científicas do japonês Shinya Yamanaka, da Universidade de Kioto, e do americano James Thomson, da Universidade de Wisconsin, publicaram nas revistas Cell e Science, respectivamente, a obtenção de células tronco mãe (adultas) a partir de células somáticas da pele, ao invés de partir de um embrião humano que é destruído no processo.




Tratamento de tetraplégico
Outra noticia de Portugal diz que o jovem Paul Rudat, 22 anos, ficou tetraplégico após um acidente de carro. Em 2007 Paul submeteu-se a uma cirurgia experimental, em Portugal, com o uso de células-tronco adultas retiradas do nariz do paciente. Paul já está andando com auxílio de muletas. Se desejar pode ver o vídeo em
http://diasimdiatambem.wordpress.com/2008/04/07/celulas-tronco-curam/




Tratamento para articulações, joelho e quadril



Outro sucesso com células tronco ADULTAS foi obtido pelos pesquisadores da Universidade de Illinois em Chicago; conseguiram transformar células-tronco ADULTAS em osso e cartilagem, formando a estrutura esférica de uma articulação encontrada na mandíbula humana, com sua forma e composição de tecidos característicos.
Os pesquisadores usaram células-tronco mesenquimais ADULTAS retiradas da medula óssea de ratos. A medula óssea é o tecido interno e esponjoso de ossos longos como o fêmur e a tíbia, os ossos da perna. O procedimento foi testado em animais e poderá para frente ser usado para regenerar a estrutura esférica de articulações da mandíbula, joelho e quadril que tenham sido danificadas por lesões ou doenças como artrite.
O Dr. Jeremy Mao, diretor do Laboratório de Engenharia de Tecidos da Universidade de Ilinois em Chicago, e professor-associado de bioengenharia e ortodontia, disse que: “Esta é a primeira vez que um côndilo articular de forma humana com tecidos semelhantes a cartilagem e osso foi cultivado a partir de uma única população de células-tronco adultas”. “Nossa meta final é criar um côndilo que seja biologicamente viável - uma estrutura de tecido vivo que se integre ao osso existente e funcione como uma articulação natural.”
Enquanto a terapia com células tronco ADULTAS, dão cada vez melhores resultados, já sendo pesquisadas no tratamento de 75 enfermidades, as células tronco embrionárias até hoje não deram nenhum bom resultado, ao contrário, apenas tem gerado teratomas, tumores cancerígenos. Infelizmente, ou maldosamente, muitas noticias sobre o sucesso com células tronco ADULTAS, não deixam claro isso, levando o povo a pensar que se trata de células tronco embrionárias. É urgente esclarecer a população sobre este ponto.




Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário